Sunday, May 27, 2007

Festival LSM (Coldfear + The Ransack)

Ontem estive em Braga, no festival Liceu Sá de Miranda. Cheguei já seriam 22.15 ou algo do género, já tinham tocado os Sukk e os Endamage e estavam prestes a entrar em palco os Hunted Scriptum. Muita malta jovem, (jovem mesmo) provavelmente alunos da escola, sei lá, muita gente mocada e alcoolizada também, um frio de rachar pedra (que se dispensava) mas também muito boa disposição (pelo menos da minha parte). Revi caras larocas das quais já começava a ter saudades. Recebi e dei abraços e beijos. Respirei fundo muitas vezes e curti a noite. Gostei, apesar de todas as chatices da má organização (que é mais frequente do que se gostaria) e pronto, nem me posso queixar muito, porque as casas de banho até eram decentes. (isso é sempre importante) Não posso dizer que tenha prestado muita atenção a Hunted Scriptum, porque me estava sinceramente a lixar, o motivo da minha visita foi, desde o inicio Coldfear e The Ransack. E que bem que eles se portaram!
Os Coldfear estão nitidamente mais à vontade com o público, o som está muito mais livre, a performance muito mais entrosada e o Zé esmerou-se, puxou bem das cordas vocais, parece-me também que está mais à vontade com o que sabe ou não fazer. Nós, público, aprovamos, sem sombra de dúvida.
Quanto aos The Ransack, é notável a dedicação à banda, o cuidado em preparar as performances, em comunicar com o público, etc. Agora com um albúm cá fora, (muito bom por sinal) não me parece que haja como os parar ;) Propositado ou não, o efeito das sombras na parede de pedra por detrás do palco quando desligaram as luzes dava uma ambience muito trve :P Sempre muito enérgicos, encheram o público de adrenalina e aquela malta nova que estava lá à frente, colada ao palco, muita confusão criou. (eu não queria ser apanhada no meio daquele vendaval de hormonas :x) Estou à espera do video agora gente! Não comprei ontem o CD mas ainda vou comprar, e vou aproveitar e comprar uma camisola de manga comprida também, porque só de t-shirt, não dá.
Um episódiozito de porrada (que eu já tinha previsto antes do concerto) foi controlado sem muitas dificuldades (provavelmente o jovem do olho roxo discordará de mim :P) a escola não sofreu danos materiais (pelo menos que eu saiba) e... chatices com o som à parte, não foi uma noite mal passada.
Uma música para vos deixar com um cheirinho do que se passou ontem em Braga.




Labels: , ,

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

por acaso foi noite altamente.muito bem passada.tirando alguns probelemas d organização.querai chamar atenção para a banda endamage,k deixaram a sua marca,e akeceu mt bem o pexoal paara a oresto da noit.mais iniciativas destas...tava la eu na linha da frent...=D

11:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

O que posso eu dizer desta tua mini critica redactiva sobre um festival.
1º que deves chegar a horas ao concerto para lpoderes falar de facto do geral,
2º prestar atenção a todas as bandas, quando os bilhetes são baratos acabam por aparecer muita gente que só lá anda apenas para dar abraços, beijinhos, beber e fumar umas ganzas (mentalidade tipica dos putos de 13/14 anos)
3º os problemas de som acontecem derivado a vários factores que são-te alheios porque não sabes o que um ténico de som faz, por isso nem valeria a pena mencionar algo sobre tal facto,
3º o facto de teres considerado esse "ambience muito trve" é sem dúvida um factor que demonstra o quanto participas em concertos,
4º não deves ter reparado que não andava ali só malta nova! lol

Para finalizar, criticas como estas qualquer um dispensa.


Ass: Metal Worshiper

1:02 PM  
Blogger Perséfone said...

ó Metal Worshiper, eu acho que já não vens mais cá ler alguma coisa que eu escreva, mas para o caso de aparecer mais alguém que queira comentar e que te conheça podem passar-te a mensagem. Entao eu passo a explicar: de facto não vou a muitos concertos porque não tenho muita facilidade de deslocação, mas... como boa amiga que sou costumo aparecer no que os amigos participam, daí que só tenha ido pelos Coldfear e The Ransack (mas se queres mesmo saber pelo que ouvi no myspace nenhuma das outras bandas me chamou muito a atenção, provavelmente por nao estar familiarizada com o som deles e também por como tu dizes muito bem eu nao ser uma critica musical lol muito pelo contrario, o meu blog é um apanhado de impressões de uma pessoa comum sobre variados assuntos. Quanto aos putos, nao me vais dizer que costumas ver em muitos concertos de metal jovens tao jovens como eu vi muitos por lá, eu pelo menos nao costumo, geralmente a faixa etária nao vai muito abaixo dos 18 anos (ou seja, da minha. Os abraços e beijos a que eu me referi foram de amizada, visto que já não estava com algumas pessoas que lá estavam, nomeadamente alguns dos músicos há bastante tempo, não me estava a referir a possiveis curtes ou engates que tenham surgido por lá porque isso, bem como as mocas e o alcool eu bem sei que sao comportamentos tipicos da idade (ainda que nao exclusivos) e nao condeno ninguem por isso. Foi pura constataçao. Quanto ao som, contaram-me como não correu bem, aliás, amigos meus estiveram a desenrascar o som a noite inteira, mas como eu disse a "má organização" é mais frequente do que se gostaria, em praticamente todo o lado o som corre mal, as bandas não são ricas, geralmente quem patrocina este tipo de evento também não, por isso é natural que surjam dificuldades. Eu de facto não tenho conhecimentos sobre música, mas não sinto a minha opinião infundada porque como já disse estava com muita gente que vai percebendo alguma coisa.


Desculpa lá se te ofendi, não faço ideia se fazes parte da organizaçao, de alguma das bandas ou se só estavas lá para assistir e te sentiste ofendido. Não era essa a intenção. Aliás eu nem me devia estar a desculpar, porque eu não ofendi nem critiquei negativamente ninguem, foi apenas um relato divertido (daí a expressão "trve", sentido de humor.) Que tenhas tido experiencias negativas noutras ocasioes com gente ignorante que se arma em alto critico de musica tudo bem, mas atacares-me ao ponto de nem sequer reparares que isto nao era nem pretendia ser um assunto sério, apenas uma nota de encorajamento e divulgação, acho um pouco... estúpido. Irritaste-te com pouco... Mas tudo bem. Opinioes sao opinioes, cada um tem a sua.
Obrigada na mesma.. acho eu.

4:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

e comentarios a blogs como os teus tb qualquer 1 dispensa...

1º ja vi criticas bem piores por profissionais do meio jornalistico, ke nem ao evento foram mas souberam comentar o k não viram!
2º vais tu dizer k é pelos bilhetes serem baratos que as pessoas vão aos concertos, deixa-m dizer-te uma coisa, nem só da musica vivem os festivais, mas tb do convivio entre as pessoas que nele participam, tens varios exemplos, nos festivais maiores que por ca acontecem, mta gente vai a esses festivais sem sequer saber as bandas que la vão.
3º Se houveram ou não problemas de som, não importa, se não gostou de algo no som, esta no seu direito de o dizer, ou não estamos num País livre ?
4º o teu comentario revela inequivocamente uma maturidade acima da média...

Para finalizar, de tantos locais onde podes criticar o festival/festivais, vens criticar quem apenas la foi, é esse tipo de atitude que acaba afastar algumas pessoas dos eventos, e dpois vais comentar a queixar-te da falta de afluência.

Não tomes a mal a critica, como de certeza que quem escreveu sobre o LSM não levou a tua, vamos é deixar-nos de futilidades.

bem hajam.


Armindo

4:20 PM  

Post a Comment

<< Home