Sunday, September 23, 2007

Il Postino (O Carteiro de Pablo Neruda)

Bem, este filme é a modos que uma daquelas fitas obrigatórias para os olhos de qualquer um que se diga fã da 7ta arte. É um filme rico em simplicidade, com prestações notórias, especialmente a de Massimo Troisi que dá vida a Mario Ruoppolo, o humilde carteiro de Pablo Neruda, na altura em que este é obrigado, por razões políticas a procurar exílio.
O grande poeta chileno transmite a Mario a consciência de vida há muito buscada, o empurrão de que este precisava para se afirmar e lutar pelas coisas que o movem.


A poesia é, afinal de contas, tão natural como respirar. As metáforas estão presentes em todas as coisas. A escrita não é afinal para poucos, é para todos. As palavras não pertencem a quem as sabe domar mas a quem se deixa tocar e levar por elas.



Pablo Neruda: When you explain poetry, it becomes banal. Better than any explanation is the experience of feelings that poetry can reveal to a nature open enough to understand it. (por isto nunca apreciei as dissecações literárias das aulas de português)


Mario Ruoppolo: Poetry doesn't belong to those who write it; it belongs to those who need it. (verdade.)


Passa hoje, na RTP1, às 22:55. A não perder.



Curiosidade: o actor Massimo Troisi (Mario Ruoppolo) morreu, vitima de ataque cardíaco, doze dias após a conclusão das filmagens.

Labels:

3 Comments:

Blogger rita said...

acho que, pela primeira vez desde que cheguei a Paris, tenho pena de não ter televisão portuguesa :] *

3:42 PM  
Blogger Vânia Monteiro Dias said...

adorei. poesia pura :)

3:02 AM  
Blogger chk said...

Gosto muito da senhora que acompanha o teu "amigo" na foto lol

7:15 AM  

Post a Comment

<< Home