Saturday, October 13, 2007

Optimismo.

"Os Portugueses estão entre os dez povos mais pessimistas, de acordo com uma sondagem internacional recentemente divulgada.
O optimismo e o pessimismo têm um uso que é particular aos Portugueses. Uma das caracteristicas essenciais do optimismo português: é que ele não visa nem o presente nem o futuro. O optimismo português faz-se sentir exclusivamente em relação ao passado. É retroactivo. Todos nós o sabemos e sentimos: no fundo, acreditamos que o passado vá melhorar para todos nós. Cada dia que passa, o passado torna-se mais desejável. Lá nunca chove, nunca inflaciona, nunca falta alegria. Logo que uma coisa passa para o passado, passa a ser a melhor de todas. Isto deve-se ao jeito enorme que temos para esquecer as misérias. Um português que tenha passado a mocidade fechado numa jaula infecta a pão e água, acusado de crimes que não cometeu, lembra-se da experiência como mais ninguém deste mundo. Passados uns anos, dirá qualquer coisa como "Ah, eu nessa altura não tinha nada, mas era feliz. Tinha a minha salinha, o meu pãozinho, o meu cantarozinho de aguinha frequinha, e ninguém me chateava, a não ser quando era espancado regularmente por uns tipos porreirinhos que tudo faziam para que eu não me maçasse."


in A Causa Das Coisas, Miguel Esteves Cardoso



LOL

4 Comments:

Blogger chk said...

LOL

Verdade, verdadeira ;)

3:14 PM  
Blogger Vânia Monteiro Dias said...

é tudo idealizado.

4:39 AM  
Blogger Daniela said...

É a mentalidade portuguesa em poucas palavras.

Agr tamos em "crise" mas há uns fomos felizes e é o que interessa.

lol
*

2:07 PM  
Blogger Unknown said...

lol mesmo....
e tudo verdade.... eu não devia ser tão português às vezes...

12:41 PM  

Post a Comment

<< Home