Sunday, July 29, 2007

A Casa Dos Espíritos - Isabel Allende

"Viajei mais de trinta horas sem parar nem para comer, esquecido até da sede, mas consegui chegar a casa da família del Valle antes do funeral. Dizem que entrei em casa coberto de pó, sem chapéu, sujo e barbudo, com sede e furioso, perguntando aos gritos pela minha noiva. A pequena Clara, que então era apenas uma menina magra e feia, veio ao meu encontro quando entrei no pátio, pegou-me na mão e levou-me silenciosamente à sala de jantar. Estava ali Rosa, entre as pregas brancas de cetim no caixão branco, conservada intacta três dias depois de morrer, e mil vezes mais bela do que eu me lembrava, porque Rosa na morte tinha-se transformado subtilmente na sereia que sempre fora em segredo."

"Severo del Valle e os filhos mais velhos levaram aos ombros o ataúde branco de Rosa com rebites de prata, e eles próprios o colocaram no nicho aberto do mausoléu. Iam de luto, silenciosos e sem lágrimas, como corresponde às normas de tristeza num país habituado à dignidade da dor."

Labels:

2 Comments:

Blogger rita said...

obrigada :] mas, curiosamente, nem li quase nada dele, por isso não recebi influências desse lado...

[a casa dos espíritos é um dos livros da minha vida.]

beijinho doce*

10:07 AM  
Blogger k said...

um dos meus preferidos. fiquei com saudades de o ler. vou fazê-lo ainda esta semana. obrigada por mo relembrares*

1:48 PM  

Post a Comment

<< Home